O Brasil está em destaque no cenário mundial

A crise financeira que assola o planeta tem trazido para o Brasil resultados surpreendentes. Mesmo com a crise corroendo a economia mundial, principalmente dos países da comunidade européia, o Brasil persiste em oposição a esta situação, crescendo regularmente e se colocando em destaque no cenário mundial.

Cidade

Nesta segunda feira, 26 de dezembro de 2011, foi publicado nos principais jornais da Europa esta conquista inusitada. O Brasil agora é a sexta economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido que ocupa atualmente a sétima posição e a Itália a oitava.

Alguns jornais do primeiro mundo, principalmente o The Guardian, atribuem a perda de posição da Grã Bretanha à crise econômica de 2008 que permanece em contraste com o crescimento expressivo do Brasil, proveniente, principalmente, das exportações para a China e Extremo Oriente, conforme pesquisas do CEBR - Centre for Economic and Business Research's - que assegura que a França vai cair em um ritmo mais rápido.

Conforme analisa Douglas McWilliams, executivo-chefe da CEBR: "O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los em economia é um fenômeno novo. Nosso mundo tabela classificativa econômico mostra como o mapa econômico está mudando, com países asiáticos e commodities. economias produtoras subir a liga enquanto na Europa cair para trás."

Dados informados pelo FMI - Fundo Monetário internacional - mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses. O próprio ministro Guido Mantega reconhece que o país levaria 10 a 20 anos para atingir esse patamar: "Temos um grande desafio pela frente."

É fundamental que maiores investimentos sejam feitos, principalmente na educação e saúde pública, para que estas conquistas sejam mantidas e que possamos alcançar uma posição melhor no "Pódium Global".

Confira a liga de economias mundiais:

1 – Estados Unidos
2 – China
3 – Japão
4 – Alemanha
5 – França
6 – Brasil
7 – Reino Unido
8 – Itália
9 – Rússia
10 – Índia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Informações Adicionais